Coronavírus Saúde

Busca por oxigênio em Manaus, verdadeira Via Crúcis

Não somente a Covid-19, mas também a insensatez, a incompetência e a falta de humanidade de quem governa o Amazonas e o Brasil levaram nosso estado a uma crise no sistema de saúde sem precedentes. O absurdo da falta de oxigênio ocorrido nos últimos dias em unidades de saúde de Manaus, mesmo com todos os avisos prévios de que isso aconteceria, tirou a vida de várias pessoas e está fazendo com que outras milhares, que estão lutando para salvar familiares doentes, enfrentem uma verdadeira Via Crucis em busca de abastecer seus cilindros de oxigênio, produto essencial para salvar vidas, principalmente daqueles que estão com os pulmões comprometidos devido à infecção da doença.

Essa busca por oxigênio é desumana, pois tem obrigado muita gente a peregrinar por empresas que vendem o produto, fazendo também com que passem a noite ou cheguem de madrugada, na tentativa de abastecer seus cilindros. Mesmo assim, muitos não estão conseguindo e o desespero começa a surgir. Pela quantidade de depósitos que as pessoas estão carregando nas filas, percebe-se que o número de doentes se tratando em casa é muito maior do que o número de pessoas nas filas. Mas também se vê isso pelo aumento do consumo, que já está em mais de 500%.

Além disso, os preços estão nas alturas, verdadeira exploração. Aproveitam-se do sofrimento da população. E ainda há o grande risco de contaminação, por conta da aglomeração que se forma em frente dessas empresas. É preciso mais organização na venda.

Quem governa o estado e o país não podem passar impunes diante de todo esse caos que estamos enfrentando no Amazonas, mas que poderia ser evitado. Por isso, vou entrar com uma representação no Ministério Público para que o Estado atenda às necessidades de oxigênio da população imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.