Amazônia Conselho Tutelar

Com emenda de Zé Ricardo, veículos e equipamentos são entregues aos nove Conselhos Tutelares de Manaus e de Manacapuru

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19), foram entregues os kits dos nove Conselhos Tutelares de Manaus, compostos por computadores, impressoras, geladeiras e carros, que servirão para atender as atividades na área da proteção e da garantia de direitos às crianças e aos adolescentes. O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Esses kits são frutos de emenda parlamentar do deputado federal Zé Ricardo (PT/AM), que destinou em 2020 e 2021 cerca de RS 1 milhão do Orçamento Federal para os Conselhos da capital, como ainda de Manacapuru, Manaquiri, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Urucurituba. Nesta sexta, ele também participa da entrega de veículo ao Conselho em Manacapuru. Mas os demais municípios ainda receberão seus kits nos próximos dias.

Para Zé Ricardo, as políticas para a infância e a adolescência devem ser priorizadas pelos governantes. “Mas o que vemos hoje são muitas crianças nas ruas, em situação de mendicância, na exploração do trabalho infantil, na violência e no mundo das drogas, sobretudo, nesta pandemia, que agravou mais ainda a fome e o desemprego. Por isso, apresentei e consegui aprovar emendas ao Orçamento da União, para equipar todos os conselhos tutelares da cidade e de alguns municípios. Certamente, precisa-se de muito mais. Mas espero que já ajude o trabalho dos conselheiros, incansáveis na garantia dos direitos de meninos e meninas”, declarou ele, parabenizando ainda pelo Dia do Conselheiro Tutelar, na data de ontem (18).

O prefeito de Manaus, David Almeida, agradeceu o ato democrático do deputado, de destinar recursos para a assistência às crianças e aos adolescentes. “Obrigado, em nome da população de Manaus e dos conselheiros, que hoje recebem esses kits, tão necessários na sua atuação diária em prol dos pequenos”.

Aproveitando a presença do chefe do executivo no evento, Zé Ricardo cobrou a implantação de mais um Conselho Tutelar na Zona Norte, a maior da cidade, para ajudar nas ações de proteção ao público infanto-juvenil. “Já havia solicitado esse pleito por ofício, mas faço agora diretamente ao prefeito. Crianças e adolescentes têm direito às políticas básicas e merecem nascer e crescer com dignidade. Esta é nossa luta”.

E ao destacar que essa é uma conquista sonhada há muitos anos, o coordenador geral dos Conselhos Tutelares de Manaus, Francisco Coelho Neto, agradeceu ao deputado Zé Ricardo por essa grande iniciativa. “Estamos precisando muito dos carros, para os atendimentos diários. Parabéns também a todos os conselheiros tutelares, que se empenharam para essa conquista acontecer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *