Diretos Humanos Moradia

Deputado do Amazonas quer a suspensão da reintegração no Monte Horebe para a volta do diálogo entre as famílias, garantindo o acesso à moradia como direito humano

Diante da iminência da reintegração  de posse na ocupação Monte Horebe, na Zona Norte da cidade, o deputado federal José Ricardo (PT/AM) questiona o Governo do Estado sobre quais ações estão sendo tomadas nesse processo, ao mesmo tempo em que defende a suspensão da reintegração para novo diálogo entre as famílias. “Precisamos tratar as ocupações como problema social, e não como caso de polícia. O direito à moradia está garantido na Constituição Federal e é um direito humano”.

Ao governador e ao vice-governador, José Ricardo faz as seguintes indagações: será  mesmo executada essa decisão  por parte do Governo Estadual nesta segunda-feira? Foi feito cadastramento das famílias no sentido de saber quantas de fato estão sem moradia, para saber quem realmente nada tem? Tem algum plano ou alternativa de moradia para essas famílias que seriam desalojadas? E para onde irão essas milhares de pessoas, homens, mulheres, idosos, crianças?

Para ele, seria mais adequado  e sensato buscar uma alternativa  melhor, dialogada e mediada com o Judiciário, Ministério  Público, Legislativo, OAB, entidades da sociedade civil e o Governo, evitando possíveis confrontos e ou atos de violência na execução da decisão  judicial. “Não poderia essa questão da ocupação por moradia ser tratada como questão social, visto que a maioria dos ocupantes é de mulheres, gestantes, interioranos, migrantes, indígenas, desempregados, famílias pobres e sem alternativas de aquisição de espaços formais de moradia?”, questionou o deputado, pedindo atendimento urgente a essas questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *