Coronavírus Opinião Saúde

Ministro vem a Manaus, mas não apresenta Plano de Enfrentamento à Covid

O que o ministro da Saúde veio fazer ontem em Manaus? O que o Governo Federal está fazendo no Brasil, além de contar boatos ou brincar com a realidade? Em seu discurso, disse que não age por interesses políticos partidários e que já contratou 300 milhões de doses da vacina, mas não definiu o início de uma campanha de imunização. Vale lembrar que a produção de uma vacina requer tempo e planejamento e que em agosto de 2020 o Governo Federal recusou a compra de 70 milhões de doses da empresa Pfizer. O Governo brinca com a paciência e a vida de todos os brasileiros, em especial, dos amazonenses, hoje, extremamente afetados por mortes de Covid.

Disse ainda que tudo o que foi pedido pelo Amazonas foi feito, mas não é o que presenciamos no dia a dia. A começar pela liberação de emendas orçamentárias para Manaus. Dos mais de R$ 8 milhões que destinei ao Estado, apenas cerca de R$ 2 milhões foram pagos. O pedido de priorização foi feito em março, por meio da indicação INC 129/2020. Temos ainda um projeto de Lei de minha autoria que pede o teto de insalubridade para os profissionais da saúde, que praticamente foram chamados de mercenários pelo atual ministro.

Para completar, não foi apresentado nenhum Plano de Enfretamento contra a Covid-19. O que ele fez foi palestra para dizer quais os procedimentos na doença, o que todos já sabem, e novamente jogar para estados e municípios a responsabilidade.

Esse Governo será conhecido como o Governo da incompetência e da morte!

Zé Ricardo
Deputado federal (PT/AM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.