Cidadania Coronavírus Saúde

Nossa Opinião sobre a decisão da Prefeitura de Manaus de encerrar as atividades do centro de testagem de Covid do Estúdio 5

A Prefeitura de Manaus informou que o Centro Municipal de Testagem para Covid-19,  do Studio 5, zona Sul de Manaus, terá as atividades encerradas nesta sexta-feira (28). O motivo, de acordo com a Semsa, seria devido à previsão inicial de funcionamento da unidade por 15 dias como resposta emergencial à alta demanda por síndromes gripais e também devido à queda no número de testes com resultados positivos. 

Considero essa decisão prematura e arriscada, principalmente porque o Amazonas encontra-se, mais uma vez, na fase vermelha de contaminação por Covid. Já vimos essa história anteriormente. Fecharam, prematuramente, o hospital de campanha, deixando as unidades de saúde superlotadas e a população sem atendimento. Isso porque o Poder Executivo negou a primeira,  a segunda  e, agora,  a terceira onda da doença, que ainda está acontecendo. Parece que não aprenderam com os erros passados. O atual sistema de testagem é fundamental para auxiliar no diagnóstico e evitar mais a ampliação da Covid-19 na cidade e, até mesmo, no estado. 

A Prefeitura deveria aprimorar e qualificar esse atendimento, ao invés de encerrá-lo. Por meio desse serviço, centenas de milhares de pessoas descobriram que estavam com a infecção,  o que levou a ficarem de quarentena, evitando assim novos contágios. A contaminação ainda não acabou e, ao que tudo indica, está longe de acabar. Portanto, essa decisão só aumenta o risco do sistema de saúde entrar em colapso mais uma vez e, por conseguinte, coloca em risco a saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.