Sem categoria

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM SERGIO CASTRIANI

“As almas dos justos estão na mão de Deus” (Sb 3,1)

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Dom Sergio Eduardo Castriani (CSSp), arcebispo Emérito de Manaus, ocorrido na nesta terça-feira (3).

Nascido em São Paulo e religioso da Congregação do Espírito Santo (CSSp), Dom Sérgio atuou por 38 anos na Amazônia, em defesa do povos que nela habitam. Quando padre, foi nomeado em 1998 bispo do município de Tefé. E em 2012, foi nomeado arcebispo de Manaus.

Dom Sérgio também teve uma importante atuação junto à CNBB nacional e regional. Coordenou o estudo e documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. E deu uma grande contribuição para caminhada da Igreja no Brasil, por meio de sua atuação com os jovens do Amazonas e de Roraima. Além de sua grande participação na Comissão Episcopal para a Amazônia e a organização do Sínodo para a Amazônia.

Em 2015, na Assembleia Legislativa, tivemos a honra de ser o autor da lei que concedeu merecidamente o Título de Cidadão do Amazonas a Dom Sérgio pelos relevantes serviços prestados ao nosso estado. Foi uma justa homenagem a um dedicado pastor, que teve uma vasta caminhada junto ao povo das comunidades ribeirinhas, dos povos indígenas e dos mais necessitados, na luta pela garantia dos direitos básicos da população e pela preservação ambiental.

Na certeza da promessa de Jesus Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”, expresso meus sinceros sentimentos de solidariedade e pesar, aos familiares, parentes, amigos e à toda comunidade católica de Manaus.


Seu exemplo, testemunho e palavras semeadas nos ajudarão a confortar o coração da saudade que ficará.

Descanse em Paz querido Dom Sérgio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *