Mandato Nota

PARABÉNS, EGYDIO: “DOUTOR HONORIS CAUSA”!

O indigenista Egydio Schwade e o documentarista Vicente Rios vão receber o título de “Doutor Honoris Causa”. A honraria será concedida pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Doutor Honoris Causa” é o mais importante título concedido por uma universidade a uma personalidade que tenha se destacado de forma singular por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.

Egydio Schwade é filósofo, teólogo, indigenista e ativista social, que tem sua vida dedicada à defesa dos direitos dos povos indígenas da Amazônia. Ajudou na criação da Operação Amazônia Nativa (Opan), em 1969. E em 1975, foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições que atuam na luta contra a grave situação dos trabalhadores rurais, dos indígenas e dos ribeirinhos.
Portanto, essa honraria é mais do que justa pelos importantes serviços prestados à humanidade.

Parabéns, Egydio Schwade, pelo recebimento desse importante título, mas, principalmente, pela sua vida dedicada à causa indígena. E parabéns, Vicente Rios, sobretudo, pela sensibilidade de mostrar ao mundo a história de luta dos povos tradicionais.

Zé Ricardo
Deputado Federal (PT/AM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *