Plano de Governo

POLÍTICAS EFETIVAS PARA A JUVENTUDE

“O momento agora é de lutarmos contra governos anti-povo, anti-jovem, anti-indígena. Estamos vivendo retrocessos em todas as áreas dos direitos humanos. Com a pandemia da Covid-19, piorou ainda mais o sofrimento da população. E os jovens são as maiores vítimas dessa situação, com menos empregos e oportunidades nas cidades brasileiras.
Estamos debatendo sobre a população, a cidade e a Prefeitura de Manaus, para construirmos um Plano de Governo democrático, que priorize políticas públicas para a juventude. Para isso, nos reunimos ontem, em plataforma digital, com jovens de várias áreas e localidades, para ouvir os seus anseios, necessidades e propostas.

Manaus é a sétima maior cidade do Brasil, não para de crescer e precisa de uma gestão municipal aberta e transparente. Estima-se que há no município cerca de 500 mil jovens, entre 16 e 29 anos, que necessitam de políticas públicas efetivas. Faltam incentivos ao trabalho, ao esporte e à cultura, principalmente, na periferia e em áreas ribeirinhas; falta mais acesso ao ensino médio e às universidades públicas, fortalecendo as políticas de cotas para negros, indígenas, pessoas com deficiência e os que vêm das escolas públicas; mais cursos de profissionalização e acesso ao primeiro emprego; passe livre estudantil, para facilitar o transporte e a mobilidade; é necessário fortalecer o Conselho Municipal de Juventude e a implantação do Estatuto da Juventude.

Quando fui vereador, apresentei o Projeto do Orçamento Juventude, com recursos específicos para a criança, o adolescente e o jovem. A proposta foi arquivada, porque a maioria dos parlamentares da época não priorizava essa área. Jovens precisam de políticas sérias e comprometidas, para não entrar na marginalidade e ter oportunidades de estudar, desenvolver sua carreira e participar ativamente da vida social, econômica, cultural e democrática do seu bairro e da cidade.

José Ricardo Wendling, deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *