infraestrutura Interior Mandato Moradia

Zé Ricardo cobra dos Governos Federal e Estadual ações para socorrer a população dos municípios do Amazonas atingidos pela enchente

As enchentes no estado do Amazonas são recorrentes. Ano após ano vem causando situações dramáticas à sua população. Conforme relato de moradores e das mídias local e nacional, este ano as enchentes já atingiram dezenas de municípios e o Governo do Estado estima que o número de cidades afetadas pode chegar a 50, com cheias acima dos recordes históricos. Como é o caso dos rios Juruá e Purus, que já deixaram mais de 3,4 mil pessoas desabrigadas e outras 54 mil afetadas. Diante disso, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) cobrou do Governo Federal, por meio de documento enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Secretaria Nacional de Defesa Civil, bem como do Governo do Estado, providências necessárias para o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes dos rios no estado do Amazonas.

O parlamentar explica no documento que as vítimas das enchentes estão vivendo em situação precária, em decorrência da alagação de suas casas. “As famílias já perderam móveis, utensílios e outros. Assim, sofrem também, com falta de abrigos, água potável, alimentos e até segurança. Há também preocupações com o possível aumento de infecções e doenças em razão das enchentes, ainda mais nesse período de recrudescência da pandemia da Covid-19. Por isso, é necessária uma ação imediata por parte do Poder Público para diminuir esse caos que está atingindo a vida da população”, destacou Zé Ricardo.

Ele também lembra que no município de Boca do Acre, conforme relatou uma moradora, a maioria das casas está completamente inundada e a última vez que a cidade foi afetada pela enchente dessa maneira foi em 2012. Por conta disso, ele está cobrando providências necessárias de caráter emergencial para socorrer a população do Amazonas, que agora padece com cheias acima dos recordes históricos e que já deixaram um grande contingente de desabrigados ou desalojados.

Veja documento relacionado ao texto: INC – 401-2021 – Enc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *