infraestrutura Mandato

Zé Ricardo convoca ministro de Desenvolvimento Regional para expor plano de Governo sobre políticas de infraestrutura urbana para o Amazonas

Foi aprovado nesta quarta-feira (24), durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal, o requerimento de convocação do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, para apresentar em Audiência Pública os planos orçamentários e de Governo para as áreas de Mobilidade urbana, Saneamento Ambiental e Habitação para a região Norte, principalmente, para o estado do Amazonas. A proposta de debate é de coautoria do deputado Zé Ricardo (PT/AM).

Para o deputado, o país, sobretudo o Amazonas, enfrenta graves problemas de infraestrutura e desenvolvimento urbano, principalmente, agora, com os impactos gravíssimos da pandemia na região, que sofre com um grande déficit habitacional, com a falta de saneamento básico e com a situação precária da mobilidade urbana. Portanto, é necessário um plano estratégico para resolver todos esses problemas.

“A presença do ministro na Comissão é essencial para esclarecer e apresentar as propostas aos problemas gritantes que o Amazonas tem enfrentado, como é o caso do saneamento básico e da mobilidade urbana. É fundamental sabermos quais propostas, planos e estratégias do Governo Federal para essas áreas, sobretudo, no momento em que estamos passando, necessitando de suporte para o desenvolvimento urbano dos estados da região Norte”, afirmou.

Na reunião, o parlamentar destacou na área de habitação há várias obras inacabadas de conjuntos habitacionais populares nos municípios do Amazonas, enquanto isso, a população sofre com o a falta de moradia, além do grande desperdício de recursos públicos federais que foram investidos nesses projetos. Por isso, esse assunto também será questionado na reunião com o ministro Rogério Marinho.

Debate sobre micro e pequenas empresas
Também foi aprovado ontem (24), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal, mais um debate de coautoria de Zé Ricardo, em parceria com o deputado Helder Salomão (PT/ES). Desta vez, o assunto a ser debatido será a política de incentivos às micro e pequenas empresas em tempos de pandemia.

A relevância das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento do Brasil são incontestáveis, avalia Zé Ricardo, já que representam 99% das empresas brasileiras e são responsáveis por 54% dos empregos formais da economia. “Em tempos de pandemia, entendemos que a economia como um todo precisa se reinventar. Trazer o digital para o centro das operações é uma mudança que veio para ficar. E as micro e pequenas empresas seguiram essa transformação digital. Antes da pandemia, 50% delas já usavam algum canal digital para vender; e agora, esse novo estilo de venda cresceu muito mais. Assim, as políticas de apoio a esse segmento favorecem o desenvolvimento e a redução das desigualdades, tanto econômicas quanto sociais”, declarou o deputado.

Veja documento relacionado ao texto: REQ-3-2021-CDEICS – PEQUENAS EMPRESAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.