Sem categoria

Zé Ricardo e Marklize afirmam que a saúde será prioridade da Prefeitura e comprometem-se em ampliar a cobertura básica, com mais unidades nos bairros.

Em minicomícios e bandeiraços pela cidade, ao longo desta quarta-feira (7), o candidato a prefeito de Manaus, deputado federal Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, e sua vice, Marklize Siqueira (Psol), afirmaram que a área da saúde será prioridade, caso cheguem à Prefeitura de Manaus. Eles garantem a ampliação da rede de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com novas unidades nos bairros, aumentando as equipes de saúde da família, além da ampliação do atendimento médico, reestruturação das casinhas e construção de Centros de Exames Complementares nas zonas da capital, com resultados on-line junto à rede de saúde.

A situação da saúde em Manaus é calamitosa, de acordo com Zé Ricardo, com metade dos bairros sem unidades básicas, com muitos hospitais sucateados e sem assistência preventiva na atenção primária, de responsabilidade da Prefeitura, resultando em muitas mortes. “Esse é o resultado desse grupo político que se reveza no poder há quase 40 anos. A saúde da população deve ser prioridade de todo gestor público. Por isso, na nossa gestão, iremos ampliar as unidades básicas e garantir médicos clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e até dentistas. Isso é obrigação, mas, até hoje, ninguém fez. E estamos aqui assumindo esse compromisso com todos e todas”.

Já candidata a vice-prefeita, que é da área da saúde, além de assistente social e professora, complementou que junto com o “Homem da Kombi” irá lutar pela democratização do atendimento na saúde básica. “Essa é a política que queremos trazer para Manaus. Porque acreditamos que uma população bem cuidada na área da saúde vai gerar uma cidade com mais qualidade de vida”, destacou.

Como outras propostas para melhorar os serviços de saúde do Município, eles ainda propõem construção do Centro de Referência de Atenção à Saúde da Mulher, para realização de consultas, exames e pequenas cirurgias ginecológicas; Centro de Referência de Atenção à Saúde do Homem Pré-Idoso (45 a 59 anos de idade), para realização de consultas, exames e orientação sobre nutrição, atividades físicas; fortalecimento da imunização contra o HPV (vacinação em massa), principalmente, nas escolas. E mais: implementação de teleconsultas, via telefone e internet; criação do Laboratório de Próteses Dentárias, que poderá executar os serviços protéticos dos Centros de Especialidades Odontológicas, além da valorização dos Agentes Comunitários de Saúde.

Como agenda desta quinta (8), pela manhã, Zé Ricardo e sua vice fazem bandeiraço, adesivaço e minicomício na Zona Norte da cidade; depois concede entrevista ao Portal Blitz Amazônico. À tarde, fazem novo bandeiraço, adesivaço e minicomício, dessa vez na Zona Leste. E, à noite, reúnem-se com moradores do bairro da Paz.

Foto: Ariadne Aleixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *