Mandato Participação Popular Transparência

Zé Ricardo presta contas do mandato na Câmara Federal, principalmente de suas ações no combate à Covid e em defesa da população do Amazonas

Com um diálogo franco e aberto com representações de vários segmentos da sociedade, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) realizou neste sábado (17), por meio de plataforma digital, a prestação de contas do seu segundo ano de mandato na Câmara Federal. Ele também fez o lançamento do livro “Prestando contas do mandato”, uma coletânea de artigos políticos, que retrata a opinião do deputado a respeito dos mais diversos assuntos da conjuntura política. Quem também participou da live foi a ex-candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa de Zé Ricardo nas eleições municipais, Marklize Siqueira, que relembrou um breve momento do pleito de 2020.

Zé Ricardo abriu o evento destacando algumas ações de suas principais pautas defendidas no Congresso Nacional. Dentre elas, a defesa da saúde, da ZFM e da Amazônia. Além disso, apresentou em slides o resultado quantitativo das atividades parlamentares, disponível no site da Câmara dos Deputados (https://www.camara.leg.br/deputados/204555https://www.camara.leg.br/deputados/204555). Foram 419 proposituras apresentadas, entre requerimentos de audiências e debates, projetos, indicações, emendas. Participou de 394 votações nominais, com 97,8% de frequência em plenário.

“Em 2020 tivemos muitas propostas, mas especialmente no enfrentamento à pandemia no país, principalmente na área da saúde. Mas também continuamos fazendo as tribunas populares em cima da Kombi, quando as condições sanitárias nos permitiam. Participei ainda de várias frentes de defesas, onde destaco as Frentes Parlamentares em Defesa da Segurança Alimentar, da Saúde, da Educação e de órgãos públicos, dentre eles o SUS (Sistema Único de Saúde)”, lembrou o parlamentar.

Comparando esses itens com os dos demais parlamentares da bancada do Amazonas, Zé Ricardo foi o que teve uma das maiores produtividades, sendo o que mais apresentou Projetos, sendo 94 Projetos de Lei (PL), 18 Projetos de Decreto Legislativo (PDL) e 3 Projetos de Lei Complementar (PLP), maioria para o combate à Covid-19 e em defesa dos direitos da população neste período de pandemia. Também foi o mais votado do Amazonas pelo Prêmio Congresso em Foco nas categorias “Melhor Deputado Federal” e na “Defesa da Educação”. Tudo isso em um ano eleitoral, quando concorreu como candidato à Prefeitura de Manaus.

Para Marklize, durante o processo eleitoral do ano passado, Zé Ricardo mostrou preocupação e sempre atento em dar transparência às suas ações, não somente como parlamentar, mas também como candidato. Além de demonstrar claramente o desejo de construir uma Manaus melhor para todos e todas, principalmente, para quem mais precisa. “A transparência de suas ações sempre foi prioridade na vida dele. Pude confirmar isso de perto ano passado”, disse, lembrando que as contas de campanha de Zé Ricardo de 2020 foram aprovadas sem ressalvas.Quanto ao livro de artigos “Prestando contas do mandato”, Zé Ricardo pontuou que, assim como as edições anteriores, a 3ª edição apresenta suas ideias e reflexões a respeito dos acontecimentos políticos em destaques, neste caso, referem-se ao ano de 2020, com o foco voltado ao combate à pandemia, que foram publicados semanalmente no Portal Amazonas Atual e no Blog do Hiel Levy.

Todas as ações do parlamentar estão catalogadas e disponíveis num livro digital. Os interessados em adquirir o exemplar deverão entrar em contato com a assessoria do deputado.

Avaliação do povo

O presidente da Fundação Alfredo da Mata, dr. Ronaldo Derzy Amazonas, destacou a atuação do deputado em defesa da saúde e lembrou das emendas parlamentares ao orçamento que Zé Ricardo já destinou para a área da saúde e para esta instituição.

“Somente os votos de Ricardo na Câmara dos Deputados a favor da aprovação de projetos para o bem comum, como melhoria da saúde e Auxílio Emergencial, neste momento em que o país sofre com essa pandemia, já valeu meu voto. Esse me representa”. Essas foram as palavras do ex-vereador de Manaus, Waldemir José, ao destacar que o mandato é importante para as demandas do povo brasileiro.

Ariadna Aguiar, representante dos concursados do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), ressaltou e agradeceu o apoio do deputado Zé Ricardo na luta pelo chamamento dos aprovados para ocuparem as vagas no hospital.

Participaram também da prestação de contas, representantes do Fórum Escolar de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia), Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), Faculdade de Farmácia da Universidade de Federal do Amazonas (Ufam), Associação dos Cientistas da Religião e dos Professores de Ensino Religioso do Amazonas (Acreperam), dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *