Economia Mandato Meio Ambiente e Sustentabilidade Nota Produção Rural

APOIO AOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS

Recebemos hoje em nosso gabinete membros do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Amazonas (Sintagri): o vice-presidente, João Bosco André; e Reginaldo Sales. Eles buscam apoio para implementar projetos de desenvolvimento regional nos municípios do Estado, como o Banco de Sementes, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam); além de lutar pela valorização dos técnicos agrícolas, a fim de garantir no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) seguro de vida e percentual de insalubridade, diante das adversidades enfrentadas no interior, lidando até com venenos nas plantações.

A categoria tem nosso apoio. Os agricultores precisam de assistência e de uma forma segura de escoar a sua produção. Eles disseram que há mais de cinco anos o Governo do Estado não disponibiliza, por exemplo, sementes aos técnicos agrícolas. Infelizmente, isso é resultado da falta de uma política de desenvolvimento.

Vamos cobrar do Estado prioridade na assistência a esses profissionais. O Amazonas precisa investir nessa área, para ampliar a produção de alimentos para a população. Por meio de emenda que destinamos ao Ifam, já foi possível estruturar o Centro de Referência Agroecológica, por onde esse Banco de Sementes pode começar a funcionar. O incentivo ao desenvolvimento regional, à agricultura familiar e ao setor primário sempre estiveram em minhas pautas de luta. Também iremos estudar como apoiar mais o setor e a categoria. A luta continua.

Zé Ricardo
Deputado Federal (PT/AM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.