Diretos Humanos Eleições 2020

No Dia da Pessoa Idosa, Zé Ricardo propõe para Manaus criação de Centros Municipais dos Idosos e garantia de recursos para o Fundo Municipal

Hoje (1), comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas. No Brasil, a data marca o dia em que a Lei N°10.741, que criou Estatuto do Idoso, entrou em vigor. Para o candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, o crescimento demográfico da população com mais de 60 anos exige uma cidade mais preparada e equipada para atender às demandas dessa faixa etária. Por isso, incluiu no seu Plano de Governo políticas para população idosa de Manaus, como criação de dois Centros Municipais dos Idosos e garantia de recursos para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Em Manaus, são mais de 237 mil pessoas idosas (Pnad/IBGE/2018), representando 11,1% da população da capital, que têm direito à atenção integral, inclusive, na saúde, conforme preconizado pelo Estatuto do Idoso. Na sua gestão à frente da Prefeitura de Manaus, Zé Ricardo pretende ampliar o atendimento à pessoa idosa, hoje realizado pela Fundação Dr. Thomas, priorizando a saúde dessas pessoas, com mais estruturação de profissionais de saúde especializados na área de geriatria. “Precisamos dar atenção prioritária aos nossos idosos e idosas, que precisam de muitos cuidados. Eles são nossa história e têm muito a contribuir com a melhoria da sociedade, com suas experiências e sabedorias. E não podemos esquecer: um dia, também seremos idosos”.

Nos bairros, o candidato pretende criar dois Centros Municipais dos Idosos, espaços de socialização e de cuidados com a saúde, proporcionando qualidade de vida na terceira idade. No que diz respeito à situação econômica dessas pessoas, ele estimulará a geração de renda, por meio do empreendedorismo e cooperativismo, para complementarem suas aposentadorias, além de garantir recursos para o Fundo Municipal da Idosa e do Idoso, para viabilizar as ações municipais.

Como agenda desta sexta (1º), pela manhã, o candidato e sua vice, Marklize, fazem bandeiraço e minicomício na Zona Centro-Oeste da cidade; à tarde, Zé Ricardo participa de live e entrevista no Jornal do Commercio, seguindo depois para outro bandeiraço e minicomício na Zona Leste; e, à noite, reúne com moradores da Zona Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.